Sobre o meu trabalho de terreno, tudo tem um lado bom

(Fotografia da minha autoria)
Eu adoro crianças, mas a minha ideia de trabalho de terreno em contexto ATL, não passava pela minha cabeça e onde fui eu parar? Quem disse ATL- adivinhou.
Não mudei de ideias em relação ao ATL, que em contexto estágio não é o mais animador para uma Educadora Social. Os miúdos passam o tempo i-n-t-e-i-r-i-n-h-o a fazer os TPC, tempo livre para brincar não existe, tal como não existem actividades lúdicas.
O que poderíamos fazer, enquanto educadoras sociais neste contexto, era perceber a relação entre as crianças e a família, analisar as crianças de modo a identificar algum tipo de problema, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e acompanha-las nos seus problemas, não ficar ali sentadas a ajudar a fazer os TPC o tempo todo, mas em contexto de trabalho de terreno isso torna-se impossível.
Apesar das coisas menos boas, os miúdos... ai, os miúdos fizeram com que as nossas idas ao ATL valessem a pena, por eles. Eles entregaram-se a nós sem qualquer barreira, confiaram e sempre que lá íamos eles vinham receber-nos com um sorriso de bochecha a bochecha, brilho nos olhos e cheios de abraços.

*Este testemunho reporta-se à minha experiência no terreno, ao ATL onde eu estive, e ao período lectivo

8 Comentários

  1. Apesar de tudo o coração deles é enorme!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu imaginei que esse seria a reação de muitos de vocês ahaha!
    As crianças são mesmo um poço de bondade! Entregam-se a nós sem qualquer medo e fazem-nos sorrir tanto!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tenta falar com eles na mesma. Enquanto os ajudas nos tpc's, pode ser que consigas ajudar noutras coisas também. Não desanimes!

    ResponderEliminar
  4. Quando tiramos um curso temos sempre um objectivo do que fazer com ele mas depois na vida real nem sempre isso acontece. Aliás, acho que é raro acontecer. O que acaba por compensar é mesmo as crianças e as suas atitudes :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho uma opinião formada em relação a isso, acho que os TPC são qualquer coisa como tempo desnecessário para crianças que podem aprender de várias formas em vez de estarem sentadas a acumular todo aquele estado de adrenalina e ansiedade para ir brincar. Mas pronto, gostei muito do que escreveste :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  6. Uma experiência que valeu apena :D
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. Deve ser um trabalho compensador...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Sinceridade é o único requisito