Abril águas mil?

Adoro provérbios populares, tais como:
Não fales do teu vizinho que o mal vem a caminho;
O que não mata engorda;
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura;
Patrão fora dia santo na loja.

Entre muitos outros, que nunca mais saímos daqui se os tivesse a nomear. Destaco os de cima porque são os que mais costumo utilizar, principalmente o primeiro. Podem ser antigos, mas são intemporais, fazem sentido nas mais diversas situações e (por norma) estão sempre correctos. E o Abril águas mil nunca fez tão sentido como agora. De repente começou a trovejar e chover torrencialmente, sim torrencialmente.

9 Comentários

  1. Há provérbios que são engraçados :D

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também gosto de provérbios, embora não os use com frequência. Adoro aprender provérbios novos com os mais velhos, é sempre uma experiência diferente.
    O primeiro que disseste, também é aquele que disseste ser o que mais gostavas, eu não conhecia, talvez na minha terra não seja tão conhecido, pois nunca tinha ouvido.
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de provérbios :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. dei conta da chuva mas não ouvi a trovoada!
    Não há um ano que não chova assim em Abril!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. É verdade, quase sempre está correcto.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço tanto que esse provérbio, tão verdadeiro em Portugal, não seja francês. Em Abril, aqui em Paris é sinónimo de sol constante. E não há nada melhor do que isso depois de meses de frio gélido e insuportável como o que temos aqui.

    Mas é engraçado realmente: lembro-me que durante os meus 15 anos de vivência em Portugal foi raro o mês em que não dizia esse provérbio em Abril :)

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de provérbios populares e o "abril, águas mil" nunca fez tanto sentido como nesta semana!! E ao que parece mais chuva ainda nos espera este mês.

    ResponderEliminar

Sinceridade é o único requisito