Desabafo de uma Licenciada (desempregada)

Terminada a Licenciatura em Julho, começou a jornada pela procura de trabalho na área. 
As esperanças de que uma boa média e um percurso académico positivo seriam um mais no currículo começam agora a desvanecer. Podem achar que é muito precoce, comecei este caminho à pouco tempo, mas a verdade é que cada vez mais me parece que o factor c(unha) é um mais muito mais importante, que a vocação ou talento. É preciso termos a oportunidade de darmos o primeiro passo- que parece que ninguém está interessado em dar- para mostrarmos do que somos capazes e é aqui que muitas vezes ter uma rede de conhecidos bastante alargada pode ajudar. Frustrante, certo?
Outra coisa que me tem vindo a incomodar, é a falta de resposta por parte das instituições/organizações para as quais tenho enviado currículo- e não sou caso único. Considero falta de consideração pelas pessoas que se encontram neste caminho difícil que é a procura de trabalho. Não seria possível responderem, nem que fosse a dizer "Agradecemos o interesse pela nossa instituição, mas neste momento não estamos a precisar de ninguém"? É que ao menos assim, teríamos uma pista se os nossos e-mails são lidos ou simplesmente enviados para o lixo. 
Parece que por vezes as pessoas se esquecem que já se encontraram exactamente na mesma situação que nós e o quanto a ausência de resposta é uma espera interminável por algo que nunca chega

Podíamos ainda falar do desemprego, que eu sei que é elevado, ou das políticas, ou da minha falta de experiência, ou de muitas outras coisas envolvidas com esta área, mas isso são assuntos que ficam para outro dia.

15 Comentários

  1. eu sentia o mesmo, mas hoje tenho noção que as empresas recebem tanto tantos cv's...
    se nao for numa altura em que estão com tipo um programa de recurtamento aberto, ou uma vaga mesmo aberta não vale de nada!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Quando andava à procura de trabalho senti tudo isto. O meu conselho é que nunca desistas e que tentes entregar currículos em mão, foi isso que me fez arranjar o meu primeiro trabalho. Vais ver que depressa arranjas algo onde te sintas bem :)

    ResponderEliminar
  3. Estou como tu, acabei o curso em junho e já perdi a conta ao número de emails sem resposta... Felizmente, ainda há um ou outro que fogem à regra. Não podemos desanimar, vou continuar a insistir até algo surgir! Boa sorte 🍀

    ResponderEliminar
  4. Tenho muito medo que o mesmo me aconteça... mas não desistas, vais ver que quando mesnos esperares vai dar certo :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo! A falta de resposta, para além de nos deixar ansiosas, transmite uma falta de competência da empresa. Preferia uma resposta negativa do que nenhuma resposta!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, isto nosso país está mesmo complicado. Não és a primeira a queixar-te dessa falta de resposta, na minha área já ouvi dizer que acontece o mesmo. Lá está, bastava uma resposta, por consideração. Mas nada.
    Desejo-te muita sorte nessa procura minha querida, espero que em breve encontres algo <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mais cedo ou mais tarde encontrarás uma boa oportunidade. :) Penso que é importante procurar sempre melhorar o currículo, com formações, congressos... Boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente essa é a realidade de muitos jovens que se forma. Por isso, muitos inovadores estão buscando criar os próprios meios de trabalho. Aqui onde moro também é assim. Sou licenciada há anos e nunca trabalhei na área.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  9. Quando terminei a licenciatura à 18 anos fui estagiar para uma empresa e fiquei por lá 6 anos, na altura os ordenados poderiam chamar-se assim porque o salário mínimo de um licenciado eram 2xSMN, agora depois de 18 anos de experiência e estando também desempregada oferecem-me o SMN e do centro de emprego mandaram-me para operacional do Continente, o interessante da proposta é que pedem pessoas com o 6º ano, para turnos, fins de semana... eu só tenho mais 11 de estudos e 18 de experiência...

    ResponderEliminar
  10. É tão frustrante... felizmente, apenas passei por isso durante poucos meses mas sei que vai ser uma batalha para a vida...por não haver trabalhos para a vida toda, já me preocupo em antecedência com o que vai ser daqui em diante...
    E tens toda a razão, é desprezível que nem uma simples resposta as pessoas recebam, não custa nada e tem um impacto muito mais positivo para quem está na procura!

    ResponderEliminar
  11. Que este mês te traga novas oportunidades e nunca deixes de acreditar, embora acredito mesmo que seja desesperante... A tua oportunidade há de chegar, que este mês te traga muitas coisas boas e novas oportunidades (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Fiquei licenciada em 2017 (finais), ia continuar para mestrado. E já sabia que se fosse procurar logo trabalho iria ser díficil, tinha uma prima mais velha que tinha acabado o mestrado e estava nesta fase de enviar currículo, entrevistas e afins e dizia (e ainda diz um pouco) mal da vida dela, pelos mesmo motivos. Somos todas da mesma área, ela serviço social também e eu criminologia, e é algo mesmo complicado! "ai porque não tem experiência..." mas o quê que as pessoas esperam da juventude??

    ResponderEliminar
  13. Oie minha flor! Acho que já comentei aquinesse post, mas não lembro ao certo. Eu também enfrento isso como recém formada. É complicado mesmo, mas devemos arrumar meios de trabalhar por conta própria!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  14. Pois é.

    Também terminei a Licenciatura, mas faz anos.

    Tenho experiência...só os anos o sabem.

    E depois de tudo...arranjei um trabalho com salário minimo.

    Vale a pena desesperar?

    NUNCA!

    Persisto e continuo a insistir...nunca deixarei que os preconceitos da idade levem a melhor.

    Tenta concursos públicos, vais ao BEP?

    Envia CV para todas as instituições que encontrares....tenho a certeza que irás conseguir ...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Sinceridade é o único requisito