Vamos conversar | Medo de conduzir

Medo de conduzir? Sim, esse é o tema que me traz por aqui hoje.
O medo que eu tinha de conduzir e que felizmente consegui ultrapassar.

Vou contar-vos um pouco a minha história.. 
Eu tirei a carta vão fazer três anos em Junho e tive dois anos e meio - mais ou menos até setembro do ano passado - sem conduzir. Sempre que pensava em conduzir, crescia uma ansiedade dentro de mim e depressa perdia a vontade. 


Comecei a pensar e quis encontrar formas de enfrentar este meu medo, porque tinha carta e carro e queria usufruir de todas as vantagens que isso me oferece. 
Que formas encontrei? Considero que isto é algo subjectivo, com certeza varia de pessoa para pessoa, mas estas sem dúvida foram algumas das coisas que me ajudaram a ultrapassar o meu medo.. aqui deixo algumas dicas:
  • Teres confiança- penso que este era o meu maior obstáculo. Quando comecei a contrariar este aspecto a minha vida, enquanto condutora, melhorou bastante. Uma coisa que ajuda bastante a ganhar a confiança é não pensar demasiado no assunto e começar a duvidar de ti, tu és capaz.
  • Conduzir com alguém nas primeiras viagens, para sentires mais segurança. 
  • Este encontrasse relacionado com o ponto anterior. Conduzir com alguém que não vá provocar stress enquanto conduzes. Não conduzas com ninguém que ao mínimo erro vá gritar contigo. Tem de ser uma pessoa calma e que te consiga ajudar de forma tranquila.
  • Conduzir em sítios que não tenham muita confusão, para praticares, te sentires tranquil@ e ires ganhando confiança a andar na estrada. 
  • Conduzir com alguma regularidade- este também foi o meu maior problema- ou seja, não é conduzir num fim-de-semana e estar dois meses sem conduzir. Ires conduzir tem de ser algo regular, para começares a ganhar a tal confiança que falei no primeiro ponto.
  • Não inventares desculpas para não ires conduzir. Este ponto vai ajudar-te a ter a regularidade necessária do ponto anterior.
  • Uma última dica, mas não menos importante e que me ajudou a dar o passo de pegar no carro sozinha foi ter vistos vídeos no youtube, sobre pessoas que passaram pelo mesmo problema. O testemunho de outras pessoas com certeza ajudou-me. Porquê? Consegui perceber que eu não estava sozinha, não era apenas da minha cabeça, é um medo que uma imensidão de pessoas tem e por isso não tens de te sentir mal, porque também não estás sozinh@. 


Quando comecei a seguir estes pontos à risca e a sentir-me mais à vontade enquanto condutora, chegou a hora de pegar no carro sozinha e ultrapassar finalmente o medo. Neste momento conduzo à meio ano e foi a melhor coisa que comecei a fazer nos últimos tempos. Ter carta de condução e carro dá-te uma sensação de autonomia e independência sensacional.
Esta foi sem dúvida uma das minhas grandes conquistas de 2018.

Desse lado quem já passou por algo assim? Contem-me tudo.

0 Comentários