Vamos conversar | Medo de conduzir

Medo de conduzir? Sim, esse é o tema que me traz por aqui hoje.
O medo que eu tinha de conduzir e que felizmente consegui ultrapassar.

Vou contar-vos um pouco a minha história.. 
Eu tirei a carta vão fazer três anos em Junho e tive dois anos e meio - mais ou menos até setembro do ano passado - sem conduzir. Sempre que pensava em conduzir, crescia uma ansiedade dentro de mim e depressa perdia a vontade. 


Comecei a pensar e quis encontrar formas de enfrentar este meu medo, porque tinha carta e carro e queria usufruir de todas as vantagens que isso me oferece. 
Que formas encontrei? Considero que isto é algo subjectivo, com certeza varia de pessoa para pessoa, mas estas sem dúvida foram algumas das coisas que me ajudaram a ultrapassar o meu medo.. aqui deixo algumas dicas:
  • Teres confiança- penso que este era o meu maior obstáculo. Quando comecei a contrariar este aspecto a minha vida, enquanto condutora, melhorou bastante. Uma coisa que ajuda bastante a ganhar a confiança é não pensar demasiado no assunto e começar a duvidar de ti, tu és capaz.
  • Conduzir com alguém nas primeiras viagens, para sentires mais segurança. 
  • Este encontrasse relacionado com o ponto anterior. Conduzir com alguém que não vá provocar stress enquanto conduzes. Não conduzas com ninguém que ao mínimo erro vá gritar contigo. Tem de ser uma pessoa calma e que te consiga ajudar de forma tranquila.
  • Conduzir em sítios que não tenham muita confusão, para praticares, te sentires tranquil@ e ires ganhando confiança a andar na estrada. 
  • Conduzir com alguma regularidade- este também foi o meu maior problema- ou seja, não é conduzir num fim-de-semana e estar dois meses sem conduzir. Ires conduzir tem de ser algo regular, para começares a ganhar a tal confiança que falei no primeiro ponto.
  • Não inventares desculpas para não ires conduzir. Este ponto vai ajudar-te a ter a regularidade necessária do ponto anterior.
  • Uma última dica, mas não menos importante e que me ajudou a dar o passo de pegar no carro sozinha foi ter vistos vídeos no youtube, sobre pessoas que passaram pelo mesmo problema. O testemunho de outras pessoas com certeza ajudou-me. Porquê? Consegui perceber que eu não estava sozinha, não era apenas da minha cabeça, é um medo que uma imensidão de pessoas tem e por isso não tens de te sentir mal, porque também não estás sozinh@. 


Quando comecei a seguir estes pontos à risca e a sentir-me mais à vontade enquanto condutora, chegou a hora de pegar no carro sozinha e ultrapassar finalmente o medo. Neste momento conduzo à meio ano e foi a melhor coisa que comecei a fazer nos últimos tempos. Ter carta de condução e carro dá-te uma sensação de autonomia e independência sensacional.
Esta foi sem dúvida uma das minhas grandes conquistas de 2018.

Desse lado quem já passou por algo assim? Contem-me tudo.

7 Comentários

  1. Passei um pouco por isto quando tirei a carta. Tive que ser "obrigada" a ter aulas de condução porque basicamente eu inventava desculpas para não entrar no carro. Mas depois lá superei os medos e consegui aproveitar cada conquista. Hoje em dia raramente conduzo mas porque não tenho carro e vou de transportes para todo o lado. Ainda assim já comentei com o meu namorado que temos que começar a ir para algum lado para eu conduzir senão um dia preciso e já não me lembro!

    Ainda bem que conseguiste superar o teu medo. Este é um belo testemunho que decerto irá ajudar mais pessoas!

    ResponderEliminar
  2. Muito boas as dicas! No começo da medo mesmo, mas acho que tudo é prática!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que conseguiste ultrapassar o medo!





    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Sofro do mesmo mal que já sofreste, tenho medo de conduzir.
    Comprometi-me a esta semana sem adiar conduzir todos os dias acompanhada, para ganhar coragem para depois começar a conduzir sozinha.
    Obrigada por este post, foi um sinal de que não sou só eu que já passei pelo mesmo (embora como é obvio não o deseje a ninguém) e uma forma de motivação para também eu conseguir superar este medo o mais rapidamente que conseguir.

    Um beijinho,
    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Tenho carta a 2 anos mas nunca gostei de conduzir então tentava evitar ao máximo mas quando me vi obrigada a ir para a faculdade de carro tive que deixar os receios de parte e ir... apesar de agora conduzir todos os dias quando tenho de sair das minhas rotinas ainda stresso muito...

    ResponderEliminar
  6. Que bom que assim foi, acho que é normal, também sentia o mesmo :) beijinhos

    ResponderEliminar

Sinceridade é o único requisito